Já pensou como seria o Seguro Ansiedade?

Prometo aqui que não estou querendo confusões com corretores ou seguradoras, é apenas uma analogia com um objetivo didático. Será que alguém já pensou em criar um seguro contra ansiedade, assim como temos seguros de carro ou residencial?

Não estou falando aqui de algo irresponsável e criminoso como a dependência química em ansiolíticos sem acompanhamento psicológico adequado, estou falando de realmente lidar com a ansiedade de uma forma análoga a como lidamos com esses seguros citados.

Vamos por partes, um seguro de carro é capaz de reduzir e talvez até acabar com a ansiedade de alguém em relação ao  próprio veículo. Afinal, independente de quaisquer imprevistos que podem acontecer, uma boa seguradora (ou um bom corretor) irá resolver tudo para você de forma que “não precise se preocupar com mais nada”. Não compramos o seguro pelo serviço que a seguradora irá prestar, compramos a garantia de tranquilidade para quaisquer situações imagináveis
ou não que possam ocorrer, justamente por isso que, quanto mais variado o repertório de eventos previstos, maior será o investimento em seguro.

Agora vamos para uma explicação simplificada e superficial de ansiedade, entenda-se superficial e simplificada como: “Não saia diagnosticando pessoas por ai!”. Pois bem, ansiedade está relacionada à falta de um controle ou conhecimento que não temos sobre algo, mas gostaríamos muito de ter. Parece complexo, porém ficará mais claro.

Quando estou ansioso ou preocupado com uma prova por exemplo, estou ansioso por não saber como essa história vai acabar (serei aprovado ou não), ou seja, não tenho controle sobre o resultado final. Caso neste exemplo eu, por alguma razão, assumisse o controle: tendo garantia de aprovação independente do resultado, ou tendo acesso à todas as respostas anteriormente… Pronto acabaria a fonte daquela ansiedade, então de forma resumida a ansiedade está
ligada a falta de controle por a falta de controle gerar medo e insegurança.

No caso de um seguro, um corretor de confiança ataca outro ponto, ele faz com que você deixe de precisar controlar todas as possíveis situações fora de controle. Não preciso mais me preocupar em controlar possíveis situações pelo fato de estar “Preparado”, ou melhor, “Segurado” contra qualquer situação.

Por incrível que pareça existe sim uma receita para ajudar a lidar a ansiedade pela mesma estratégia em outros contextos: Planejamento e Disciplina. Não vou ficar ditando regras de como cada um deve ser ou fazer para se planejar. Afinal, cada um tem suas particularidades e como psicólogo sei que impor metodologias tem grandes chances de
ineficiência.

A proposta aqui é explicar o fato de quando você planeja determinadas situações e se prepara para imprevistos a chances da ansiedade te atrapalhar é bem menor, pois independente dos imprevistos você está confiante no seu planejamento para lidar com a situação. E o melhor de tudo, sem precisar assumir o controle de algo que você não
controla e nem vai controlar.

Espero que este texto ajude a explicar um pouco sobre Ansiedade, o tema é amplo e complexo. Além disso, apesar de existir uma grande demanda por soluções milagrosas, e o pior, muitos vendendo isso. Acredite, NÃO EXISTE!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn