É uma estória bem popular a tal imagem do copo com água até a metade e a pergunta ao lado: “Está meio cheio ou meio vazio?”. E de acordo com a resposta costumam relacionar ao olhar otimista ou pessimista de cada pessoa.
Antes que você escolha uma das duas respostas dessa dicotomia (meio cheio ou meio vazio) ou escolha uma resposta mais reflexiva (depende, ta na metade), eu gostaria de te propor uma resposta eficiente: “NÃO INTERESSA!”.
Sim, isso mesmo, a resposta eficiente é não se importar com quanto de água tem no tal do copo. Calma, vou explicar o porquê.
O copo com água representa analogamente uma situação problema, dificuldade ou adversidade que você pode estar passando ou irá passar. Olhar para o copo meio cheio (otimismo) seria olhar para esse problema como algo pequeno e tranquilo ou como se diz no popular “acreditar que vai dar certo”. Enquanto que ver o copo meio vazio (pessimismo) seria como enxergar o problema como algo grande e preocupante ou, em outras palavras, “acreditar que vai dar tudo errado”. Essas são as possíveis respostas para alguém que vê esse exemplo como uma questão de motivação simples.
Para explicar a resposta do “Não Interessa” preciso da resposta de outra pergunta: Sabe essa situação problema que você está enfrentando? Então você pretende resolver ou neste caso prefere simplesmente evitar?
Isso é pensar com eficiência! Independente da situação ser um grande problema ou um pequeno problema, há casos que posso evitar (não resolver) e casos que não tenho escolha, preciso enfrentar, preciso resolver. Ambos os casos terão consequências sobre as quais estou escolhendo lidar.
Não estou aqui afirmando que pensamentos positivos e negativos são irrelevantes ou não influenciam no processo de decisão, isso seria outra discussão. Entretanto, em relação a: se vamos resolver ou não um problema isso é irrelevante sim!
Pensando novamente na pergunta: “O copo está meio cheio ou meio vazio?” eu vou te responder Não Interessa! Se eu souber aonde tem água eu vou encher e esvaziar esse copo quantas vezes eu quiser. Não me importo quanto de água tem, pensar eficiente seria pensar no que vou fazer com esse copo com água.